expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

terça-feira, 26 de maio de 2020

Elmer: O Elefante Xadrez

É com imenso prazer que inauguro meu primeiro post neste espaço de trocas e conhecimento. Agradeço a Andreza pelo convite e espero realmente que vocês possam aproveitar da melhor forma o conteúdo que compartilharei!

Hoje, vamos falar do Elmer, o Elefante Xadrez. Alguém conhece? Este livro de David McKee vem nos ensinar sobre a importância do ESCUTAR.




"Era uma vez uma manada de elefantes, todos da mesma cor, menos o Elmer. Elmer era diferente, xadrez, amarelo, alaranjado, roxo, azul, verde, preto, branco. Elmer não era cor-de-elefante. Mas era ele que mantinha os elefantes alegres. Qualquer sorriso, por menor que fosse, era provocado por Elmer. 
Certa noite, Elmer não conseguia dormir, estava cansado de ser diferente. “Onde já se viu um elefante xadrez? Não é pra menos que eles caçoam de mim”. E resolveu ir embora, sem ninguém perceber.



Depois de muito andar, encontrou um arbusto de frutinhas cor-de-elefante. Derrubou todas no chão e rolou em cima das frutas, até ficar inteirinho coberto pelo suco delas. Ele finalmente estava igual aos outros elefantes. Elmer ficou feliz em não ser reconhecido, pela primeira vez. Encontrou outros elefantes e ninguém reparou nele. Então, começou a chover e a cor dele foi retornando ao normal. O xadrez apareceu novamente. Os elefantes voltaram a rir ao ver que ele estava apenas passando despercebido. Estavam felizes por ele ter voltado!"


Elmer entendeu que ser diferente não é ruim e que os elefantes gostavam dele como ele era, mas sofreu sozinho antes disso. Infelizmente, ele não dividiu sua inquietação com ninguém, resolveu ir embora e voltou quando estava se sentindo igual aos outros.

Será que você já notou alguma criança na sua sala de aula que se sente diferente entre os amigos, que se compara ou sofre por algum comentário na escola? Eles não costumam conversar e contar sobre o que aconteceu e sobre seus sentimentos. Precisamos estar atentos aos detalhes.

Quando percebemos as atitudes e ouvimos a criança, temos a chance de acolher e evitar que ela sofra com as comparações e os próprios pensamentos negativos a respeito de si.

Venho lembrar da importância de estarmos curiosos e observando às expressões das crianças. Eles só se sentirão seguros para falar, se nós estivermos dispostos a ouvir.

Este é um livro rico para ser trabalhado e discutido em classe.

🧡Com amor,
Lana Ludmila

Coach Parental e Educadora em Disciplina Positiva para a Primeira Infância



Proibida a cópia total ou parcial das atividades e conteúdos do blog 
"Meus Trabalhos Pedagógicos"

Receba nossas atividades. Digite aqui seu email:

6 comentários:

Sueli Reis disse...

Amei a historinha! Estou trabalhando essa semana justamente o assunto sobre bullying sobre as diferenças. Muito obrigado!

Meg Gonçalves disse...

Muito bom!!!

Lana Alvarez disse...

Obrigada, queridas! Este livrinho pode ser utilizado para trabalhar as emoções de diversas formas. Que bom que gostaram das dicas! Vem mais coisas legais por aí! Bjão

Unknown disse...

Muito bom ! Obrigada pela dica!

Ellen Soares disse...

Amei a história,de repente não somente crianças ,mas adultos com dificuldades em expressar seus sentimentos.

Luísa Sugavala disse...

Uma história fantásticas, possível de diversas atividades. Adorei

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas