expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Roda de Escolhas da Raiva

Olá! Tudo bem? Separei um conteúdo especial da Disciplina Positiva sobre a raiva para ajudar vocês!

Nós sabemos o quanto as crianças tem dificuldade em lidar com esta emoção, pois não tem ainda o cérebro racional bem desenvolvido, nem repertório de vida. Precisamos ensiná-las sobre como canalizar esta energia tão forte na hora das frustrações, decepções ou agressividade.

A roda de escolhas da raiva é uma tática diferenciada e lúdica que funciona muito bem, tanto em casa como na escola.




Quando oferecemos à criança opções específicas de ações para lidar com a agressividade, a frustração e a raiva, estamos ensinando a ela a dissipar esta energia concentrada em seu corpo através de uma atividade, fazendo com que a criança se acalme logo em seguida.


A percepção dos benefícios da atividade sugerida faz com que a criança deseje repetir aquela mesma sequência quando se sentir nervosa, angustiada e com a mente inquieta. Ela buscará uma solução para o seu próprio problema se a treinarmos para isso.

A roda das escolhas pode conter de 3 a 6 opções que ajudem a acalmar a sua criança. Deve ser direcionada a partir das suas observações do que realmente pode funcionar com ela.

Para crianças de 2 a 4 anos, o melhor seria colar fotos nas opções desejadas, pois nesta faixa etária elas ainda não associam os desenhos com ações reais. Já para crianças acima de 4 anos, proponho que vocês façam juntos, através de desenhos, fotos ou colagens. Sempre respeitando o que a criança tem a contribuir.

Abaixo, trouxe outro exemplo de roda de escolhas da raiva que pode lhe ajudar:




Algumas crianças necessitam de movimento para liberar a energia canalizada na hora da raiva. Dançar, pular, correr são atividades maravilhosas para isso.

Quando a raiva está no nível máximo e seu filho quer bater em alguém ou quebrar algum objeto, vale a pena direcionar e sugerir dar uns socos na almofada para liberar esta adrenalina.

Muitas crianças gostam de rugir como leão, gritar dentro de um saco, socar a almofada ou bater no João Bobo (João Teimoso).

Tomar água, respirar lentamente, ouvir uma música são artifícios que tem o objetivo de ajudar as crianças a se sentirem melhor, podendo logo depois acessar seus cérebros racionais ainda em desenvolvimento.

Outras boas sugestões para compor sua roda de escolhas: ler um livro, montar lego, soprar bolhas de sabão, apertar bolinha de fisioterapia, massinha de modelar, escrever sobre os sentimentos (escrita curativa), arteterapia.

Ensine às crianças o valor delas mesmas conseguirem acalmar o coração.

Com amor, 

Lana Ludmila.

Coach Parental e Educadora em Disciplina Positiva para a Primeira Infância.



Proibida a cópia total ou parcial das atividades e conteúdos do blog 
"Meus Trabalhos Pedagógicos".
Receba nossas atividades. Digite aqui seu email:

2 comentários:

AS INTERNALTAS disse...

Recebi o texto sobre como diminuir as agressividades e gostei muito, pois várias vezes me deparei com esta situação com meus alunos e no momento não soube lidar com a situação.
Muito agradecida!

Lana Alvarez disse...

Maravilha seu feedback! Fico feliz em ajudar com uma proposta tão linda da Disciplina Positiva! Um beijo.

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas