expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Ciências: Corpo Humano



Corpo Humano

Série: 3ª série do ensino fundamental


Etapas do Crescimento e Desenvolvimento

Objetivo
s Gerais:

A concepção do corpo humano como um sistema integrado, que interage com o ambiente reflete a história de vida do sujeito.
O conhecimento sobre o corpo humano para o aluno deve estar associado a um melhor entendimento do seu próprio corpo, por ser seu e por ser único, e com o qual tem intimidade e uma percepção subjetiva que ninguém mais pode ter. Essa visão favorece o desempenho de atitudes de respeito e de apreço pelo seu próprio corpo e pelas diferenças individuais.
Como ser vivo que é, o ser humano tem um ciclo vital: nasce, cresce, se desenvolve, se reproduz e morre. Cada uma dessas fazes é fortemente marcada por aspectos socioculturais que se traduzem em hábitos e comportamentos, rituais próprios de cada cultura. Tendo como objetivo principal:- Fazer com que a criança possa reconhecer seu ciclo, respeitar as suas diferenças e compreender a importância da higiene e alimentação no nosso dia-a-dia.

Recursos
- Quadro negro e giz;
- Lápis, papel e borracha;
- Livro didático;
- Lápis de cor e/ou canetinhas;

Objetivos Específicos:
- Conhecer o ciclo de vida do ser humano: Como elas nascem, se reproduzem, envelhecem e morrem;
- Comparar o corpo humano e sus comportamentos nas diferentes fazes da vida;
- Valorizar e respeitar as diferenças individuais;
- Comparar os animais racionais dos irracionais para estabelecer diferenças e semelhanças;
- Identificar e reconhecer as diferenças e hábitos do ser humano nas diferentes fases da vida;
- Orientar sobre as noções de higiene e alimentação e a sua importância;

Atividades Aplicadas:
- Leitura do texto: Eu era... Eu sou... Eu serei...
- Após leitura conversa com o aluno conversas sobre os ciclos de vida, e comparações de crescimento e alimentação.
- Comparação entre o ciclo de vida dos animais irracionais e dos animais racionais;
- Noções de higiene corporal;
- Observação do corpo e comparação com os colegas;
- Desenhos e pinturas, mostrando os diferentes ciclos de vida de cada individuo, e comparação das diferenças e semelhanças entre os membros da família;

2 comentários:

Edilene Macedo disse...

Adorei, muito bom o plano sobre o ciclo vital(corpo humano)

Adria disse...

amei a forma em que os planos de aulas são elaborado

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas