4.1. Plano de Aula: Dança.
Disciplina: Arte
Duração: 90 minutos
Série: Todas as séries.
Objetivos Gerais:
Conhecer Arte no ensino médio significa os alunos apropriarem-se de valores culturais estéticos inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas, fundamentais para a formação e o desempenho social do cidadão. Para grande parte dos alunos, a disciplina da arte tornou-se simplesmente atividades de desenhar e pintura, trazendo para eles uma aula metódica e cansativa.
É fundamental que os alunos possam dar continuidade aos conhecimentos práticos aprendidos em níveis anteriores da escola básica e em sua vida cotidiana.
O intuito do processo de ensino aprendizagem de Arte é assim, o de:
- Capacitar os estudantes a humanizarem-se melhor como cidadãos inteligentes, sensíveis, estéticos, criativos e responsáveis, no coletivo, por melhores qualidade culturais na vida dos grupos e das cidades, com ética e respeito pela diversidade.
Objetivos Específicos:
-Compreender a estrutura e o funcionamento do corpo e os elementos que compõem seus movimentos;
- Interessar-se pela dança como uma atividade coletiva;
- Compreender e apreciar as diversas danças como manifestação cultural.
Atividades Aplicadas:
- Daremos uma breve explicação sobre a importância da dança na educação infantil, sobre as metodologias e a avaliação;
- Faremos um aquecimento;
- Dançaremos 03 (três) músicas da Xuxa:
1ª) Música: “Cabeça, ombro, joelho e pé”: Trabalharemos as partes do corpo.
2ª) Música: “Vem brincar no zoológico”: Trabalharemos diferentes tipos de animais, utilizando a mímica e seus diferentes sons.
3ª) Música: “Pra gente e pra trás”: Trabalharemos a lateralidade e socialização.
- Após o termino da dança, faremos um alongamento.
Recursos:
- Rádio, CD da Xuxa e o corpo.
Avaliação:
Com essa atividade pretende-se avaliar se o aluno reconhece o funcionamento de seu corpo no movimento, demonstrar segurança ao movimentar-se. Isso permite avaliar se o aluno desenvolve-se na criação em grupo de forma solidária, se é capaz de improvisar e criar seqüência de movimento em grupo, se interage com os colegas respeitando as qualidades individuais de movimento, de modo a cooperar com aqueles têm dificuldades.
Disciplina: Arte
Duração: 90 minutos
Série: Todas as séries.
Objetivos Gerais:
Conhecer Arte no ensino médio significa os alunos apropriarem-se de valores culturais estéticos inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas, fundamentais para a formação e o desempenho social do cidadão. Para grande parte dos alunos, a disciplina da arte tornou-se simplesmente atividades de desenhar e pintura, trazendo para eles uma aula metódica e cansativa.
É fundamental que os alunos possam dar continuidade aos conhecimentos práticos aprendidos em níveis anteriores da escola básica e em sua vida cotidiana.
O intuito do processo de ensino aprendizagem de Arte é assim, o de:
- Capacitar os estudantes a humanizarem-se melhor como cidadãos inteligentes, sensíveis, estéticos, criativos e responsáveis, no coletivo, por melhores qualidade culturais na vida dos grupos e das cidades, com ética e respeito pela diversidade.
Objetivos Específicos:
-Compreender a estrutura e o funcionamento do corpo e os elementos que compõem seus movimentos;
- Interessar-se pela dança como uma atividade coletiva;
- Compreender e apreciar as diversas danças como manifestação cultural.
Atividades Aplicadas:
- Daremos uma breve explicação sobre a importância da dança na educação infantil, sobre as metodologias e a avaliação;
- Faremos um aquecimento;
- Dançaremos 03 (três) músicas da Xuxa:
1ª) Música: “Cabeça, ombro, joelho e pé”: Trabalharemos as partes do corpo.
2ª) Música: “Vem brincar no zoológico”: Trabalharemos diferentes tipos de animais, utilizando a mímica e seus diferentes sons.
3ª) Música: “Pra gente e pra trás”: Trabalharemos a lateralidade e socialização.
- Após o termino da dança, faremos um alongamento.
Recursos:
- Rádio, CD da Xuxa e o corpo.
Avaliação:
Com essa atividade pretende-se avaliar se o aluno reconhece o funcionamento de seu corpo no movimento, demonstrar segurança ao movimentar-se. Isso permite avaliar se o aluno desenvolve-se na criação em grupo de forma solidária, se é capaz de improvisar e criar seqüência de movimento em grupo, se interage com os colegas respeitando as qualidades individuais de movimento, de modo a cooperar com aqueles têm dificuldades.
Um comentário:
Ola , adorei os plano de aula que vi gostaria de saber se tem algum projeto de musica na educação infantil.
Grata Eliana
Postar um comentário