expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Dança



4.1. Plano de Aula: Dança.

Disciplina: Arte
Duração: 90 minutos
Série: Todas as séries.

Objetivos Gerais:
Conhecer Arte no ensino médio significa os alunos apropriarem-se de valores culturais estéticos inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas, fundamentais para a formação e o desempenho social do cidadão. Para grande parte dos alunos, a disciplina da arte tornou-se simplesmente atividades de desenhar e pintura, trazendo para eles uma aula metódica e cansativa.
É fundamental que os alunos possam dar continuidade aos conhecimentos práticos aprendidos em níveis anteriores da escola básica e em sua vida cotidiana.
O intuito do processo de ensino aprendizagem de Arte é assim, o de:
- Capacitar os estudantes a humanizarem-se melhor como cidadãos inteligentes, sensíveis, estéticos, criativos e responsáveis, no coletivo, por melhores qualidade culturais na vida dos grupos e das cidades, com ética e respeito pela diversidade.

Objetivos Específicos:
-Compreender a estrutura e o funcionamento do corpo e os elementos que compõem seus movimentos;
- Interessar-se pela dança como uma atividade coletiva;
- Compreender e apreciar as diversas danças como manifestação cultural.

Atividades Aplicadas:
- Daremos uma breve explicação sobre a importância da dança na educação infantil, sobre as metodologias e a avaliação;
- Faremos um aquecimento;
- Dançaremos 03 (três) músicas da Xuxa:
1ª) Música: “Cabeça, ombro, joelho e pé”: Trabalharemos as partes do corpo.
2ª) Música: “Vem brincar no zoológico”: Trabalharemos diferentes tipos de animais, utilizando a mímica e seus diferentes sons.
3ª) Música: “Pra gente e pra trás”: Trabalharemos a lateralidade e socialização.
- Após o termino da dança, faremos um alongamento.

Recursos:
- Rádio, CD da Xuxa e o corpo.

Avaliação:
Com essa atividade pretende-se avaliar se o aluno reconhece o funcionamento de seu corpo no movimento, demonstrar segurança ao movimentar-se. Isso permite avaliar se o aluno desenvolve-se na criação em grupo de forma solidária, se é capaz de improvisar e criar seqüência de movimento em grupo, se interage com os colegas respeitando as qualidades individuais de movimento, de modo a cooperar com aqueles têm dificuldades.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola , adorei os plano de aula que vi gostaria de saber se tem algum projeto de musica na educação infantil.
Grata Eliana

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas