expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Curta nossa página e acompanhe tudo o que acontece!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Duvidas sobre lateralidade - esquerda e direita


Essa semana recebi um email com uma dúvida sobre uma atividade elaborada por mim que abordava a lateralidade, lado direito e esquerdo:


Vejam as atividades, logo abaixo a dúvida da nossa colega:











Ola Andreza, tudo bem com você?
Não sei se entendi a folhinha das mãos direita e esquerda...
No desenho da mão, está voltada de modo que eu veja a palma, nesse caso as mãos são de outra pessoa, porque se eu olhar as minhas palmas,
os dedões ficam virados para fora.
Pode me explicar melhor?
Beijos, adoro seus trabalhos...
Suzi





Leiam abaixo o email que respondi para ela, talvez a minha resposta seja útil para alguns de vocês:


Oi suzi, realmente, pela sua explicação é isso mesmo.
Mas quando confeccionei estas atividades eu pensei na professora em contato com a criança, pois se a professora mostra a sua mão esquerda mostrará a sua palma e se a criança levantar a sua mão e tocar a professora ela tocara mão esquerda com mão esquerda, pois geralmente é isso que acontece, a professora fica sempre de frente para o aluno, quando aprendi direita e esquerda foi com a professora de frente e isso me confundiu um pouco, pois ela me falou que e direita é a mão que escrevemos, sendo que sempre fui canhota.

Então até hoje tenho problemas com isso, na verdade uma dificuldade.
E por mais que a criança seja pequena, do toque ela nunca esquecerá, por exemplo, se tocar com uma luva a minha mão esquerda com a mão esquerda da criança, ficará na lembrança da criança a sensação do toque macio em sua mão esquerda e se tocar com a mão gelada (passar gelo nas mãos) e tocar a minha mão direita com a mão direita da criança ficará a lembrança do toque gelado em sua mão direita.
então ela fará associação da mão da professora, junto a sua própria mão e ligará a sensação que teve a lateralidade.
Bom faça esse teste e me conta qual a experiencia, no incio se perguntar qual a direita e esquerda ela poderá se confundir, mas se perguntar qual a mão foi tocada com luva e qual a mão tocada com o gelado ela lembrará mais facilmente e sua visão será da palma da professora junto com a sua.
Com o tempo e  repetição ela aprenderá a definir de forma correta seu lado esquerdo e direito.




Espero que tenha ficado claro a minha explicação, lembrando que cada criança aprende de maneira diferente e o professor terá que utilizar de diferentes métodos para trabalhar a lateralidade do seu aluno, fica então para vocês mais uma dica.

Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

Um comentário:

Nanda disse...

oizinho,
amei as atividades, estava justamente procurando algo assim, obrigada

Pesquise temas do seu interesse aqui

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Seguidores

Meus Trabalhos Pedagógicos ®

Postagens populares

Atividades Evangélicas